domingo, 5 de dezembro de 2010

"Miguelópolis: as consequências de um turismo não- planejado"

Miguelópolis: as consequências de um turismo não- planejado
Roberta Montaldi De Angelis. Faculdades Senac de Turismo e Hotelaria de Águas de São Pedro.
Aluna do curso de Pós- Graduação em Planejamento e Marketing de Destinos e Produtos Turísticos. roberta_angelis@hotmail.com

Introdução:
Atualmente, em nossa sociedade capitalista, na qual a obtenção de dinheiro é imprescindível à sobrevivência, o Homem tem dedicado quase todo seu tempo à ele; não sobrando- lhe tempo para o descanso, para o lazer. Por conta disso tem- se notado um aumento significativo na procura pela natureza durante o tempo livre como uma compensação pelo estresse da vida cotidiana, através do ecoturismo ou turismo ecológico, que também tem aumentado muito a alguns anos, ao mesmo tempo que os impactos negativos causados basicamente por um planejamento turístico mau elaborado ou pela inexistência do mesmo.

Objetivo:
O presente trabalho tem o objetivo de evidenciar as conseqüências causadas a uma determinada localidade devido à presença da atividade turística não- planejada, bem como as possíveis formas de minimização desses mesmos impactos; utilizando como exemplo o município de Miguelópolis.

Metodologia:
A metodologia empregada foi a aplicação de questionários de impactos sócio- ambientais a todos os moradores que trabalham diretamente com a Represa de Volta Grande e que são moradores de Miguelópolis; com a finalidade de demonstrar os efeitos da saturação na terra, no emprego, nos transportes, no meio ambiente e na própria população, bem como elencar formas para minimizá- los.

Resultados:
Pode- se entender através das respostas obtidas que, das áreas atingidas pela saturação, o meio ambiente foi o único atingido até o momento, fato extremamente grave uma vez que o turismo tornou- se a única fonte de renda para o município em questão. Áreas como os empregos e serviços básicos ainda não foram atingidos pelo Turismo segundo a população entrevistada; o que nos leva a prevenir para que não sejam; através de um planejamento turístico bem elaborado bem como de um trabalho de conscientização da população acerca da atividade turística existente e da potencial; fazendo com que os próprios moradores tornem- se fiscalizadores dos efeitos da saturação causados por um turismo desordenado e não- planejado.

Palavras- chave: Planejamento; Ecoturismo; Turismo de pesca; Impactos sócio- ambientais; Saturação.
Trabalho publicado e apresentado no VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local
(VIIIENTBL)- Curitiba/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário